Monday, August 24, 2009

França

Metro de Paris

2ºDia: 3 junho de 2009 – Paris
Chego a Paris às 16h00. O céu está estranhamente limpo e a estação de Montparnasse está à pinha. Bebo o meu primeiro "café au lait avec un croissant" por uns dolorosos 4.20€ e apercebo-me que estou em Paris. Daqui sigo para a estação de metro de Miromesnil, onde fica a casa do Alexis. O Alexis, franco-brasileiro é um grande amigo do Marcelo, um grande amigo meu que fiz no Brasil quando morei no Rio de Janeiro e aquando de uma viagem deles a Portugal, hospedei-os em minha casa e fui o guia do Algarve que tanto prezo. E naturalmente quando pedi estadia ao Alexis ele mostrou-se automaticamente disponível para me receber.
Boulevard Haussman 127, uma porta pesada de madeira dá acesso a um hall exterior com um pátio ajardinado no final. O acesso aos apartamentos é feito através deste hall, uma disposição bem típica e bucólica dos prédios antigos de Paris, com um jardim privado para cada prédio. A Daniela, a porteira do prédio, percebe imediatamente o meu acento e passa a falar Português comigo. Estava à minha espera e abre-me a porta do apartamento do Alexis, um pequeno T1 com uma sala ampla e iluminada, uma cozinha aberta para a sala, um quarto e uma casa de banho.
Ele só chega ás 19h por isso aproveito para conhecer o Bairro. Passeios largos são ocupados por pequenas esplanadas cheias de gente a conversar, beber café, vinho ou cerveja. Gente bonita, casais apaixonados beijam-se despreocupados, executivos escrevem nos seus notebooks e blackberrys, mulheres muçulmanas conversam naturalmente com outros homens, algo inexistente no mundo árabe.
Boutiques, Pharmacie, Patisserie, Boulangerie, Restaurant e outros tipos de estabelecimentos exibem os seus nomes num Lettering típico Parisense em harmonia com as fachadas de pedra dos prédios dos sécs. XVIII e XIX. As ruas estão limpas e o trânsito flui sem buzinas. É um bairro bom, típico parisiense, multiracial mas cuidado, limpo, seguro. É a parte de Paris que vem nos postais e nas brochuras turísticas.

No comments:

Post a Comment