Thursday, September 10, 2009

Balticos: Lituania, Letonia e Estonia

Pousada em Nida, Península de Neringa, Lituânia


Prova de iguarias Lituanas como o Borscht frio, ou as empadas Kibinai, com os meus couchhosts, Edgaras e Ausra. de Vilnius


Empregadas de mesa num café em Jurmala, Letónia


Centro de Riga, Letónia


Praça central da cidade universitária de Tartu, Estónia



Dia 22: 23 junho de 2009 – de Nida, Lituânia para Riga ,Letónia


Acordo em Nida, na península de Neringa na Lituânia, uma das praias recomendadas da Lituânia
É o pico do Verão, mas os 8 graus fazem com que Nida não seja propriamente uma das praias "Top ten" da minha vida, nem sequer o consigo reconhecer como praia uma vez que estou de calças e "sweat-shirt."
Sigo de autocarro para Jielwicka, onde apanho o "ferry boat" para Klapeida. De Klaipeda apanho um novo autocarro para Riga, na Letónia, uma viagem de 5 horas em autoestrada que faço integralmente a dormir para acordar na capital mais em voga dos Bálticos. Hoje é véspera do Ligonis, um importante feriado do calendário Gregoriano, o que significa Dia de Festa!
A estação de autocarros está apinhada de gente: grupos mistos de todas as idades, com mochilas e sacos recheados de cerveja e vodka, apanham autocarros e comboios para o "countryside" para fazerem piqueniques naquela que é a noite mais curta do ano. Falo com um grupo e dizem-me que ninguém fica em Riga. Tenho que sair da capital se quero encontrar festa.
Alojo-me no "Naughty Squirrel" Argonauts Hostel enquanto espero pela turma brasileira que aterra mais tarde.
22h Aeroporto de Riga: Marcelo Sampaio (grande aquisição e grande amigo da minha temporada no Rio de Janeiro) chega com a sua turma de cariocas, Eduardo Slivskin e os irmaos Rafael e Leandro Abreu para rumarmos para a noite, que segundo os locais, é em Sigulda, uma pequena cidade a uma hora de Riga. Num carro alugado seguimos para uma noite memorável num festival popular onde nós somos os únicos estrangeiros. Milhares de pessoas cantam, dançam e bebem até ao amanhecer, o que acontece pelas 3 da manhã...

1 comment:

  1. O que foi essa noite!? hahaha

    Gremlim, blitz com bafômetro (qual é o nível permitido lá?!?), famílias inteiras juntas curtindo o festival!

    Não há nada melhor do que conhecer esse mundão!
    Where next?!

    ReplyDelete