Wednesday, September 2, 2009

Polonia

Hard Rock Café totem com Palácio da Cultura e da Ciência em fundo
Varsóvia Antiga

Detalhe num bairro pobre da periferia de Varsóvia

Rapariga polaca no shopping "Golden terraces"


10ºDia: 11 junho de 2009 – Varsóvia, Polónia

Chego a Varsóvia depois de uma noite bem dormida a bordo do Jan Kiepura, o comboio que sai da Holanda em direcção a Moscovo. A bordo da minha cabine vinham mais dois polacos que me oferecem cerveja e vodka.
Na estação de "Warszawa Centralna" esperam-me a Klaudia e o Radek, dois "couchsurfers" que contactei alguns dias antes para garantir alojamento gratuito e, melhor que isso, com gente da terra.
O "couchsurfing" é uma network tipo facebook ou hi5 mas com uma finalidade mais palpável que estes. Fazemos um profile em que oferecemos o nosso sofá a viajantes que também estejam na rede. Existe sempre a possibilidade de apenas encontrar "meet for coffee" ou simplesmente rejeitar os pedidos. Em troca temos um mundo de "couchs" espalhados pelo mundo inteiro aos quais podemos pedir uma estadia gratuita.
O "couchsurfing" é a resposta a viajantes do mundo inteiro que procuram conhecer pessoas dos lugares que visitam e naturalmente obter uma ideia mais apurada de como lá se vive.
São estudantes universitários (ele de Filosofia e ela de Biologia) e vivem num apartamento básico partilhado com mais duas estudantes que não chego a conhecer.
O prédio, na Avenida Pawla II, é um dos típicos blocos soviéticos cinzas e taciturnos que são retratados nos filmes do Roman Polansky. Um lobby de entrada gradeado, escuro e com cheiro a bolor dá acesso ao interior do prédio que segue a categoria do lobby.
Pouso a mochila na sala e seguimos para o shopping "Golden Terraces" para almoçar.
Conversamos de viagens e de planos para o futuro e pouco depois eles voltam para casa para estudar e eu fico no shopping a ver uma Exposição da World Press Photo 2009, enquanto tiro apontamentos de cidades e províncias fotografadas.
Do shopping sigo para o bairro antigo da cidade para recordar o que já tinha visto em 2002, quando estive pela primeira vez na Polónia em interrail. Mas desta vez com um olho mais treinado e atento...

leituras: Timothy Ferriss "4-hour workweek"

No comments:

Post a Comment